segunda-feira, 30 de julho de 2012

Passo-a-passo sobre Validação e Trabalho para Psicólogos, by Psicologia no Quebec-Canada


Tem havido muitas perguntas sobre o processo de imigração, trabalho e validação de diploma.

Eu particularmente recebi emails me perguntando sobre meu processo para ser aceita por uma Universidade, no me caso comeco o mestrado na universidade Concordia em setembro. E para responder essa questao vou fazer um outro post.

Resolvi utilizar esse artigo super completinho da psicologiaquebec, so estou fazendo algumas atualizacoes, e alteracoes de acordo com minha experiencia (em vermelho).

Para validar o seu diploma de psicólogo são necessários basicamente três passos (Ou ainda, eu colocaria que para ser aceito pela OPQ, Ordre des Psychologues du Québec): 

1. Obter o reconhecimento da equivalência do diploma (pelo
MICC);

2. Passar por um curso de 45 horas realizado pelo próprio Conselho, baseado no Código de Ética da profissão; Eu nao aconselho pagar e fazer o curso, que dura somente 2 dias, pois se voce comecar o curso da Sherbrooke, esses creditos estarao inclusos no programa.


3. Possuir conhecimento suficiente da língua francesa, que poderá ser avaliado por
um exame do Office Québécois de la Langue Française, que avalia compreensão e
expressão orais e escritas.
Dica: comece a se preparar desde ja, o teste pode ser dificil. Ja ouvi relatos bastante diversos, entao na duvida, capriche nos estudos.

1) Como obter o reconhecimento pela OPQ?

Para solicitar a equivalência do diploma é necessário preencher um
formulário, anexando as devidas comprovações (diploma, histório, descrição de estágio, etc).

Passo-a-passo da validação em francês:
http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/

telecharge.php?type=3&file=/C_26/C26R150_02.HTM
Passo-a-passo da validação em inglês:
http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?
type=2&file=/C_26/C26R150_02_A.HTM



Além de preencher esse formulário, anexando os seguintes documentos:
- Dossier escolar: descrição das disciplinas cursadas, com a carga horária e o histórico, constando as notas;
- Diploma;
- Atestado de cada estágio feito (o contrato, por lei deveria ter todas as informações necessárias);
- Atestado de participação em outro tipo de atividade de formação, constando descrição das atividades, carga horária, etc;
- Atestado e descrição de experiência pertinente de trabalho, constando as funções desempenhadas, horas trabalhadas, qualificação de superior imediato,etc;

Gentes, no meu caso, que nao morava no Brasil desde 2001, quer dizer ha quase 12 anos, foi bem complicado
coletar comprovantes, cartas e declaracoes das minhas atividades como psicologa. Entao eu juntei ao meu processo, todo e qualquer papel que mostrasse minha jornada pofissional de 11 anos.
Ate um contrato de locacao do consultorio, que por sorte eu guardei, eu adicionei ao meu caso.
Qualquer comprovante que te ajude a comprovar o que voce esta dizendo, ou escrevendo no seu dossie.

- Taxa de CAD 467,10   (cheque ou cartão de crédito);
- Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec, fornecida pelo MICC, no valor de $106;

Esses documentos devem ser todos traduzidos para o inglês ou francês, atestados com uma declaração do tradutor. Além de uma cópia autenticada em português (eu nao apresentei copia autenticada, mas morando em Montreal, fui pessoalmente entregar meu dossie, nao sei se isso altera as exigencias feitas pela OPQ, que podem ser bem particlares).

Em alguns casos, a Ordem porderá solicitar uma entrevista e/ou um exame, antes de se pronunciar sobre a equivalência. Por fim, o canditado recebe a decisão, por escrito, da Ordem. No caso de recusa ou reconhecimento parcial, a Ordem indicará os programas de estudos à serem realizados, visando complementar a formação. Ao final, será possível receber a equivalência. Em geral é necessário complementar a formação com um curso, que é programa de formação para psicólogos que devem "completar" seus estudos realizados fora do Canadá. Esse curso é oferecido pela Universidade de Sherbrooke, no campus de Longueuil na região de Montréal, linha amarela do metro, muito proximo do centro de Montreal.

O programa compreende uma sessão de formação acadêmica (6 meses) e um ano de formação prática. Ao fim do curso, o aluno recebe um diploma de "troisième cycle", tornando-se elegível à receber a permissão do
exercício da psicologia.

Curso (que nao abriu turma esse outono, talvez, e somente talvez abra turma no inverno 2012)

O curso é oferecido pela Universidade de Sherbrooke, no campus de Longueuil. Foi criado a partir de uma parceria da Ordre des Psychologues du Québec, com o apoio financeiro do MICC. O programa equivale a um diploma do 3e cycle em Psicologia Clínica e visa facilitar a integração ao trabalho de pessoas que imigram ao Québec. Objetivos: O principal objetivo do programa é tornar o candidato elegível a permissão da prática da psicologia, emitida pela Ordem. Além de aperfeiçoar os conhecimentos e competências na área, com ênfase em: avaliação, intervenção, ética e pesquisa.

Admissão
Para ser admitido no curso, o candidato deverá ter completado seus estudos universitários em psicologia fora do Canadá e ter obtido uma formação julgada equivalente pela Ordem. É necessário ainda receber uma recomendação da Ordem quanto esta formação complementar, se submeter ao um teste de conhecimento de francês e, no caso do número de candidatos ultrapassar o número de vagas, será feita uma classificação, baseada nos resultados da análise dos estudos universitários.

Regime e Duração
O curso tem regima regular à tempo integral. Tem uma duração de 18 meses, sendo que há um período (janeiro a abril) de formação acadêmica e um ano (setembro a junho) de estágio. O curso tem início no trimestre de inverno
(depende da demanda de psicologos aceitos pela OPQ e indicados ao curso).
Perfil dos Estudos
São ao todo 51 créditos, a saber:
PSY 860 DSM et psychopathologie (2 cr.)
PSY 877 Évaluation clinique (2 cr.)
PSY 878 Modèles d'intervention (3 cr.)
PSY 879 Contexte de pratique au Québec (1 cr.)
PSY 880 Déontologie (2 cr.)
PSY 881 Séminaires d'intégration (2 cr.)
PSY 961 Internat I (9 cr.)
PSY 962 Internat II (9 cr.)
PSY 963 Internat III (9 cr.)
PSY 964 Internat IV (9 cr.)
PSY 983 Recherche et pratique professionnelle (3 cr.)

Inscrição (Nao tome a iniciativa de fazer sua inscricao antes de ter sido indicado pela OPQ, mesmo porque nao acredito que seja possivel sem o encaminhamento da ordem)

Para submeter a candidatura, é necessário preencher um formulário, pagar uma taxa de $70 para abertura do dossier e fornecer todos os documentos exigidos, até 1o de dezembro. Após dar entrada, o dossier é tratado em sete etapas.

Custos

Ao falar com o Coordenador ele me mostrou
a seguinte tabela e me disse que são 51 créditos, que eu posso fazer o cálculo (regra de 3):



 
1 trimestre
(15 crédits)
2 trimestres
(30 crédits)
Scolarité sur le campus1 296 $2 592 $
 
Scolarité hors campus1 444 $2 889 $
 
Calculei com base no Scolarité hors campus. Se 1.444$ é para 15 créditos, cada crédito seria 92.26$, por isso para 51créditos seria 4.909$.
2) Curso de Ética

Só após essa formação, o candidato poderá submeter seu pedido de permissão do exercício da Psicologia. Lembrando que para tanto, ainda será necessário:
- Fazer o curso de ética, oferecido pela Ordem, com duração de 45 horas, no valor de $284,88. Porém, durante a análise dos seus documento, caso eles julguem o conhecimento de ética o bastante, o candidato poderá ser liberado do tal curso. Pelo que vi, no curso complementar tem uma disciplina.
Exato!
Tradução dos documentos
É necessário traduzir cada um dos documentos em português para inglês ou francês. A tradução deverá ser feita com um tradutor membro da Ordem dos Tradutores de Québec. Pesquise um tradutor
aqui. Tradutores mais falados e que as pessoas dizem ter o melhor preço: Sylvie Gavejic; Fabrice Bouchard e Emanuel Freitas.

Sylvie Gajevic
3730, rue Martinique
Brossard (Qc) J4Y1K2

Email: sylviegajevic@sympatico.ca

Emanuel Freitas 

Email: emanuel.freitas@sympatico.ca
Tel 514 768 5963

Fabrice

Email: fabrice@ericfilion.com

3) Exame
de Francês


Antes de falar do exame, é importante saber o que é o Office Québécois de la Langue Française. O OQLF ocupa-se de manter o francês como a língua habitual e normal no trabalho, nos meios de comunicação, no comércio e nos negócios na administração pública e empresas. Desta forma, o OQLF desenvolve diversas ações para atingir tal objetivo, e entre elas, o examen de l'OQLF.

Esse exame é indicado para os profissionais regidos por uma ordem (como a Psicologia) que devem comprovar o conhecimento do francês apropriado para o exercício da profissão. O artigo 35 da Charte de la Langue Française determina que o examen de l'OQLF é o responsável por essa avaliação.


A inscrição é feita no momento da solicitação da permissão do exercício da profissão, na própria Ordem.
Ou seja, é a Ordem que repassa a inscrição ao OQLF, que após um ou dois meses, convoca o candidato para a prova.

O exame é gratuito e realizado apenas em Montréal.

Está dividido da seguinte forma:
1. Compreensão escrita: 20 questões de múltipla escolha sobre dois ou três textos relacionados à profissão;
2. Compreensão oral: 40 questões de múltipla escolha;
3. Expressão escrita: o candidato deve redigir alguns textos relacionados às atividades profissionais;
4. Expressão oral: o candidato deve expressar-se em francês duante uma conversa sobre à profissão, especialidade, experiência, projetos, etc.

O nível de dificuldade de cada parte do exame varia de acordo com o nível de formação exigida para o exercício da profissão. O exame dura em média três horas.

A nota necessária para aprovação em cada uma das partes é de 60%. O OQLF transmite o resultado por escrito ao candidato e a sua ordem.
No caso de reprovação, o candidato tem o direito de solicitar a revisão.

Se o resultado for mesmo negativo, o candidato tem o direito de realizar o exame quantas vezes forem necessárias, refazendo apenas a parte em que não alcançou os 60%.
Porém, deverá ser respeitado um prazo de três meses a cada dois exames.

Caso o candidato tenha sido considerado apto a exercer a profissão pela sua Ordem, mas não tenha sido aprovado no exame do OQLF, ele poderá receber uma permissão temporária, por um período de um ano. Essa permissão só será renovada por três vezes, diante da autorização do OQLF.


4) Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec

O que é:

Não é um diploma nem uma equivalência de diploma. Como o nome diz, é uma avaliação
comparativa dos estudos realizados fora do Québec. É um documento geral que indica o
nível correspondente seus estudos no Québec.

Utilidade:

A avaliação é necessária para:
- Solicitação de uma Permissão de Ensino (para professores);
- Candidatura a empregos da Função Pública;
- Solicitação de bolsa de estudos junto ao Ministério da Educação.
E também poderá ser útil para outros casos, como a admissão em instituições de ensino
e apresentação de candidatura em conselhos profissionais, como é o caso da Psicologia
(para dar entrada na equivalência do diploma, um dos documentos necessários é a avaliação comparativa dos estudos).

Documentos exigidos:

- Um documento de identidade, tais como: Visto ou cartão de residente permanente, CSQ,
certidão de nascimento, passaporte, etc. O CSQ é uma boa opção, uma vez que não é
necessário traduzi-lo. Mas atenção para o nome constante no documento de identidade e no diploma, caso enho mudado de nome, é necessário apresentar a certidão de casamento.
- Diplomas e históricos, com cópias autênticadas pela Instituição de Ensino ou por
autoridades (cartório). 

 
5) Custos na Validação:Veja aqui

6) Por fim, navegue no IMT e comece a ver profissões que você poderá exercer ao chegar lá, antes de validar o diploma. Exemplo!

6 comentários:

  1. Olá, este mesmo processo, como funcionaria para outras localidades? Minha esposa é Psicóloga, estamos pesquisando muito sobre a possibilidade de aplicar o visto dela. Mas, como o nosso francês é muito básico, e o Inglês é mais avançado, não pensamos em ir para a parte francesa do Canadá.

    Em relação ao visto dela, já precisaria ir com uma Job Offer? Ou poderia ir, se especializar e depois ingressar no mercado de trabalho?

    ResponderExcluir
  2. Ola Conceicao,
    Obrigada pela visita ao Psicologa solta no Mundo :)

    Vou tentar responder suas questoes dentro das minhas experiencias pessoais (nao sou especialista em imigracao!).
    O processo para outras provincias eu desconheco, porem acredito que nao varie muito de provincia para provincia, pois apos ser aceitos por uma ordem a transferencia é mais facilmente feita, ressaltando a diferenca que para o Quebec temos que passar pelo teste da lingua francesa para obtermos o registro definitivo, antes do teste temos o registro provisorio por no maximo 3 anos.

    Voces vao imigrar como trabalhador qualificado (skilled worker)? Voce nao deixou claro, os vistos variam bastante e depende da provincia que aplicarao.

    Nao conheco ninguem que tenha vindo com emprego, nao me parece um processo facil a fazer.
    Para dar uma ideia realista vou contar um cadinho da minha perigrinacao, que ainda nao terminou, mas esta perto, gracas a Deus!! Estou no QC ja a 4 anos e 5 meses, ha 3 anos estou em processo com a OPQ (Ordre des Psychologues du Quebec).

    Nesse post eu descrevi meu processo. Eu comecei meu estagio ha 8 meses atras para completar as horas que OPQ me exigiu fossem feitas e ainda estou completando creditos para um up grade, nao estou fazendo mestrado ou o doutorado como é necessario para exercer carreira clinica em QC. Talvez esclareca algumas duvidas suas:

    https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8324812629506916544#editor/target=post;postID=8760675699685106606;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=3;src=postname

    Minha dica é pesquisem muito e tudo para ter uma nocao mais ampla das suas possibilidades.

    Otima sorte! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu esqueci de mentionar de outras fontes de comunicacao: no face book podem se increver com a Mandy Pelosi no Psicologia no Canada:

    https://www.facebook.com/groups/psicologiacanada/751293851577441/?notif_t=group_comment_reply

    Eu usei muito os gropos do Orkut ha 5 anos atras, nao saberia informar como estao os grupos agora, achei pessoas fantasticas que me deram suporte no processo todo, ate no preenchimento da minha aplicacao (meu processo foi como spoonsorship).

    Muita perseveranca na caminhada!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mel
    Parabens oelo blog, dao dicas importantes para quem é psicologa e tem interesse em ir para o Canadá. Estou tentando tirar o visto para ir a VANCOUVER, sou psicologa, mas por enquanto estou indo para aprender ingles. Depois tenho vontade de fazer uma especializacao na area de psicologia. Foi facil voce conseguir seu visto? Pois estou com receio de o meu ser negado,pois ja tenho 33 anos, solteira e sem filhos, e tenho um salario mediano.
    obrigada
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria,
      Obrigada pela visita no Blog e desculpe pela demora.

      A vida de estudade a tempo pleno e o processo de equivalencia solicitam muita, mas muita energia, paciencia e persistencia. Devido a isso tudo nao tenho acessado o Blog com frequencia, e nao vi sua pergunta.
      Minha estoria foi particular pois vim para Quebec casada com um canadense. Meu visto foi negado 2 vezes como turista pois ingenuamente eu apresentei uma carta do entao namorado me convidando para 'morar' na casa dele, rsultado, visto negado. So permitiram meu embarque apos o casamento oficial que teve que acontecer no Brasil.
      Tente solidificar sua solicitacao de visto com pagamento de escola, passagen de volta com periodo dentro do prazo de estudo, etc.

      Espero que isso tenha te iluminado um cadinho.

      Otima sorte na caminhada :)

      Excluir
  5. Oi Mel, td bem

    Eu fiquei com uma duvida, se puder me ajudar....
    Primieor se deve pedir a equivalência do diploma pelo MICC e depois pela ordem, e isso??
    E muito difícil exercer nossa profissão em Quebec? So apenas a liberação da ordem e que podemos atuar como psicólogas?
    No meu caso, me formei e em seguida fiz duas pos graduações, uma em psicologia hospitalar e outra em cuidados paliativos. Atualmente, trabalho em hospital e hospice com pacientes oncológicos e em cuidados paliativos. Qual a minha chance de trabalho em Quebec, na sua opiniao? Tenho achado muitos sites e cada um diz uma coisa.. rsrs

    ResponderExcluir

Muito obrigada por sua visita.
See you soon, à bientôt xx